Música

Você conhece a história do samba?

Você conhece a história do samba?

O samba está no nosso sangue. Crescemos ouvindo Zeca Pagodinho nos churrascos de família, tá no DNA do carioca.

Nascido no Rio no início do século XX, tem origem nos batuques e rodas de samba realizados pelos afro-brasileiros em seus momentos de encontro e lazer. Surgido como uma dança de roda marcada pelo batuque, o samba transformou-se em um gênero de canção popular, sendo um dos mais populares do Brasil e um dos seus símbolos no exterior

No samba urbano carioca, atualmente uma das modalidades mais populares do samba, os instrumentos mais utilizados são o pandeiro, o surdo, o tamborim, a cuíca, o ganzá, o cavaquinho, o violão, o agogô, o reco-reco, entre outros.

O samba é um dos estilos mais importantes da cultura e da identidade do brasileiro, e esse reconhecimento manifesta-se pelo fato de que o samba urbano carioca, assim como seus subgêneros, é considerado patrimônio cultural imaterial do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Atualmente existe uma data comemorativa em homenagem a esse importante gênero musical de nossa cultura. O Dia Nacional do Samba é comemorado hoje, dia 2 de dezembro.

Aproveita a data e se joga no samba!

Mazu, follow the sun.

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?